Low Level Laser Therapy (LLLT)
É a aplicação de capacetes ou tiaras com diodo emissor de luz (LED) entre 650 a 670nm ou laser de diodo de 655nm, que podem levar a um aumento na densidade de fios no couro cabeludo de pacientes com alopécia androgenética.
O uso se faz no consultório, combinado a outros tratamentos como a intradermoterapia capilar, indução percutânea do colágeno/microagulhamento (IPCA) e MMP capilar. O número de sessões é variável caso a caso. O tratamento é indolor e não invasivo.
Há aparelhos de home device, ou seja, que podem ser utilizados em casa pelo próprio paciente, buscando otimizar os tratamentos do consultório.
O objetivo é estimular as células-tronco da região do bulge capilar a fazer a diferenciação celular, iniciando a chamada fase anágena, que é a fase de crescimento ativo do fio. Além disso, tem ação anti-inflamatória local. Tudo isso acarreta num aumento da quantidade de fios no couro cabeludo.
Pode ser realizado tanto por homens quanto por mulheres. Ótima opção também para as gestantes ou lactantes, que podem manter o uso durante todo o período da gravidez e pós parto, incluindo a amamentação, sem risco ao feto.
A tecnologia é utilizada para outros tratamentos, como a acne inflamatória, com o objetivo de redução da inflamação e dor, melhora do reparo tecidual e regeneração. Geralmente é associada a peeling químico, laser de CO2, luz intensa pulsada, promovendo um sinergismo e otimizando o resultado.
Nos pós procedimentos cosméticos, ajuda na prevenção da hiperpigmentação e a melhorar o desconforto, pela sua ação anti-inflamatória.