Gestação e Pós-parto

A gestação é um momento lindo e privilegiado na vida da mulher. Alterações hormonais com efeito no humor, apetite e disposição podem levar a ganho de peso excessivo neste período. Lembre-se que é imprescindível a prática de atividade física supervisionada e controle alimentar para este seja o período mais prazeroso e saudável possível!

Imagem Gestação e Pós-parto

No entanto, mesmo com todos os cuidados, a grávida pode apresentar algumas alterações consideradas esperadas para esta fase:

  • Alterações pigmentares: ocorrem em 90% das grávidas. Aumento da pigmentação com escurecimento de axilas, virilha, vulva, formação da linha nigra no abdômen. Na maioria dos casos são alterações transitórias que tendem a regredir no pós parto.
    Estudos sugerem que 75% das grávidas desenvolverão melasma nesse período. Ele tende a persistir no pós parto em 30% dos casos, necessitando de tratamento.
    A grávida deve passar em avaliação para exame das pintas, pois o aumento de pigmentação considerado normal nesta fase pode deixar passar alguma lesão maligna sem diagnóstico. A dermatoscopia convencional deve ser realizada.
  • Aumento na quantidade de pelos é normal e reverte no pós parto.
  • Unhas frágeis e quebradiças.
  • Queda de cabelo é relativamente comum no pós parto e recebe o nome de eflúvio telógeno, podendo necessitar de tratamento.
  • Estrias acometem mais de 70% das gestantes e geralmente ocorrem depois da 25ª semana de gestação. Diversos tratamentos podem ser realizados, alguns após o parto, outros no término da amamentação: laser de CO2, microagulhamento, intradermoterapia, drug delivery, bioestimuladores de colágeno, luz intensa pulsada, peeling químico.
  • O prurido, ou coceira, aparece em 20% das gestantes, principalmente em abdômen. Deve ser descartada a colestase intra-hepática.

Não deixe de hidratar bastante a pele e usar corretamente o protetor solar. A consulta de rotina com um dermatologista deve fazer parte desta fase. Alguns produtos de pele devem ser descontinuados e outros mantidos, essa orientação deve ser médica. Check-up de nevos também deve ser realizado. Com o correto acompanhamento e cuidado essa fase se torna ainda mais prazerosa!