Toxina Botulínica

A toxina botulínica é uma substância que promove o relaxamento dos músculos faciais no local da sua aplicação, suavizando os sinais e diminuindo as rugas que aparecem pelo movimento repetitivo de contração muscular. O aprimoramento na técnica de aplicação hoje promove resultados harmônicos e mais naturais, sem o aspecto congelado, medo de muitos pacientes virgens de tratamento.

Imagem Toxina Botulínica

Creme anestésico 30 minutos antes da sua aplicação torna o procedimento bem tolerável. A ação do produto tem início entre 2 a 3 dias após sua aplicação e durante esse período a ação de relaxamento muscular vai ocorrendo, podendo o paciente notar certa assimetria, que naturalmente vai se corrigindo. Após 2 a 3 semanas da aplicação e não mais, o paciente deve ser reavaliado para possível complementação necessária. A duração do efeito é individual, podendo variar entre 3 a 8 meses, com perda progressiva da ação de relaxamento muscular neste período. Quando aplicada regularmente, ajuda na prevenção da formação das rugas estáticas, definitivas.

A toxina botulínica também é utilizada para o tratamento do suor excessivo, chamado de hiperhidrose. Essa condição pode acometer crianças e adultos, em diversos locais do corpo, sendo os mais comuns axila, palmas, plantas e couro cabeludo. O impacto social e psicológico do suor excessivo pode ter relação direta negativa com a qualidade de vida do paciente. Um dos tratamentos possíveis é a aplicação da toxina botulínica na região da queixa do paciente, com efeitos duradouros em torno de 8 meses a 1 ano, resultando na diminuição considerável de suor no local tratado durante esse período.