Queda de Cabelo
Diversas são as causas de queda dos fios. Uma avaliação minuciosa do couro cabeludo e da saúde do paciente são etapas importantes a fim de elucidar o motivo da queda. Doenças do couro cabeludo, alterações metabólicas e endocrinológicas do paciente, doenças auto-imunes, anemia podem desencadear queda dos fios. História de infecção recente, cirurgia, perda e ganho de peso, uso de medicações, histórico familiar também entram na investigação. Somado a isso, a avaliação da haste também deve ser feita pois há casos em que o paciente vem com queixa de queda dos fios porém nota-se a quebra por química excessiva, conhecido como corte químico.
A consulta médica associada a tricoscopia e exames laboratoriais se faz necessária na maioria dos casos. Biópsia de couro cabeludo também pode ser necessária.
São causas de queda de cabelo: dermatite seborreica, eflúvio telógeno, alopecia areata, alopecia androgenética, alopécia frontal fibrosante.
O tratamento é variável conforme a causa. Muitas vezes procedimentos podem ser associados, a depender do motivo da queda, como a intradermoterapia, o microagulhamento/IPCA, o drug delivery, o corticóide intralesional, o Low Level Laser Therapy (LLT).