Dermatite Seborreica

No couro cabeludo é conhecida como “caspa”. O couro cabeludo fica avermelhado, com formação de finas crostas e o paciente eventualmente pode queixar-se de coceira ou queimação. É uma alteração crônica, com períodos de melhora e piora. Muitas vezes o que motiva a procura pelo dermatologista é a queixa de queda de cabelo, que pode ser secundária a dermatite seborreica.

Imagem Dermatite Seborreica

Não só o couro cabeludo é acometido. Área da barba, área entre as sobrancelhas, pálpebras, próximo a asa nasal e tórax são algumas regiões também atingidas pela dermatite. Crianças desde recém nascidos até idosos podem apresentar o quadro.

Hábitos como frequência de lavagem diminuída, uso de ferramentas quentes como chapinha, escova progressiva podem piorar o quadro. Algumas doenças e infeções sistêmicas, como o Parkinson e o HIV por exemplo, podem aumentar a chance de desenvolver ou piorar a dermatite seborreica.

O tratamento em sua maioria inclui mudanças de hábitos e o uso de medicações locais, além de medicações via oral, caso necessário.