Câncer de Pele

O câncer de pele corresponde por 33% de todos os diagnósticos de câncer no Brasil. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra, a cada ano, 180 mil novos casos. Existem vários tipos de câncer de pele, sendo o mais comum o carcinoma, dentre eles o chamado carcinoma basocelular. Outro tipo de câncer de pele é o melanoma e, embora menos comum, é o tipo mais grave devido a possibilidade de metástase (disseminação pelo corpo).

Imagem Câncer de pele

Tanto carcinomas quanto melanomas podem aparecer em qualquer parte do corpo, em brancos e negros, crianças e adultos. A exposição prolongada e repetida ao sol (radiação ultravioleta), principalmente na infância e adolescência, história familiar e/ou pessoal positiva para câncer de pele, bronzeamento artificial em câmera são fatores de risco importantes.

Para o diagnóstico é de extrema importância a visita regular ao dermatologista. Conhecer as próprias pintas também ajuda. A dermatoscopia realizada em consultório aumenta a capacidade de detecção de lesões em estágio inicial. A biópsia de pele fecha o diagnóstico.

Existe uma regra chamada ABCDE que ajuda no reconhecimento de lesões suspeitas a olho nú. Assimetria, Bordas irregulares, Cores diversas, Dimensão maior a 5mm e Evolução com mudança no aspecto da pinta são critérios de alerta. Vale lembrar que lesões iniciais muitas vezes não se enquadram dentro desta regra, por isso a importância da avaliação por um expert.

Como medidas de prevenção podemos citar: evitar a exposição prolongada ao sol entre 10 e 16 horas, usar diariamente, mesmo em dias nublados, o protetor solar com fator mínimo 30 e reaplicá-lo ao longo do dia. Artifícios como roupas, bonés e chapéus de aba larga, óculos escuros com proteção UV são aliados sempre bem-vindos.

Para o diagnóstico é de extrema importância a visita regular ao dermatologista. Conhecer as próprias pintas também ajuda. A dermatoscopia realizada em consultório aumenta a capacidade de detecção de lesões em estágio inicial. O exame de mapeamento corporal complementa a investigação daqueles pacientes com alto risco. A biópsia de pele fecha o diagnóstico.