Estrias

As estrias são marcas associadas ao estiramento da pele que no início se apresentam avermelhadas e lineares e, com o passar o tempo, se tornam pálidas, brancas e atróficas. Inúmeras situações podem levar ao seu surgimento: gestação, estirão do crescimento, obesidade, ganho rápido ou perda de peso, após dietas extenuantes e anorexia nervosa. Alguns medicamentos também podem estar envolvidos como inibidores de proteases (indinavir) em pacientes com HIV e corticoides, tanto de uso local quanto oral. Alterações hormonais como o hipercortisolismo também facilitam sua aparição.

Imagem Estrias

Alguns pacientes sentem desconforto estético com tais marcas, sendo indicado, então, o tratamento. Laser de CO2, microagulhamento/IPCA, drug delivery, luz intensa pulsada, peeling químico, bioestimuladores de colágeno e inclusive o ultrassom microfocado podem ser usados para a melhora da aparência estética. A associação de técnicas tende a gerar um resultado mais satisfatório.

Gestantes devem iniciar o tratamento de preferência após o parto. Alguns tratamentos são permitidos durante a amamentação. Quanto mais precoce o início do tratamento, melhores são os resultados finais.