Dermatite Atópica

Doença inflamatória crônica que atinge principalmente a população pediátrica até os cinco anos de vida, podendo persistir na fase adulta.

Pode estar associada a outros quadros de atopia como asma e rinite. Diversos fatores são responsáveis pelo surgimento da dermatite atópica: genéticos, imunes, não imunes e hereditários.

Imagem Dermatite Atópica

O quadro gira em torno de uma pele que perdeu sua função de barreira. A pele perde água para o ambiente, se tornando desidratada, com aspecto esbranquiçado e áspero, podendo estar associada a prurido. Pode acometer áreas específicas como dobras, e estender-se a todo o corpo.

A alteração pode ser agravada pelo uso excessivo de sabonetes, banhos demorados e quentes. Por ter a barreira cutânea comprometida, diversas substâncias podem agravar ou desencadear o quadro, como contato com produtos químicos de limpeza por exemplo. O comprometimento de barreira também pode facilitar alguns quadros de infecções de pele.

O uso frequente de hidratantes, além de correção de alguns hábitos diários, são a base do tratamento. Medicamentos de uso local e oral podem ser necessários em momentos de crise.