Acne e Cicatriz de Acne
Uma das principais queixas dermatológicas no mundo, acomete quase a totalidade dos adolescentes e pode persistir na fase adulta. Pode causar diminuição na auto-estima o que gera um prejuízo na qualidade de vida de alguns pacientes com o quadro.
É a via final de diferentes processos: hiperqueratinização folicular, aumento da secreção sebácea, alterações na flora microbiana, inflamação e fatores imunes. O conjunto desses fatores, leva ao surgimento da acne, que pode apresentar quadro clínico variado, desde os cravos, chamados de comedões, até nódulos dolorosos que se comunicam.
O que atualmente se sabe é que a inflamação numa pele com acne está presente mesmo antes de surgirem os comedões e é ela a resposável pela formação das cicatrizes. Sendo assim é de extrema importância que um paciente com acne seja tratado precocemente, a fim de evitar o surgimento das cicatrizes. Medicamentos de uso local, oral, peeling químico, Low level laser therapy (LLLT), laser, luz intensa pulsada são algumas opções no tratamento dessas lesões ativas.
Para aqueles que evoluíram às cicatrizes, IPCA / microagulhamento, laser de CO2, subcisao, tunelização dérmica, peeling químico, bioestimuladores de colágeno, ácido hialurônico injetável são opções de tratamentos. Importante lembrar que geralmente há mais de um tipo de cicatriz de acne presente no mesmo paciente, ou seja, a combinação de tratamentos torna o resultado mais favorável.