Melasma

O melasma é um distúrbio de pele caracterizado pelo surgimento de manchas acastanhadas, especialmente na face em áreas com maior exposição ao sol, como bochechas, região frontal e buço. Acomete também outras regiões, inclusive extra-faciais, como braços. Homens e mulheres são atingidos.

Imagem Melasma

A alteração é crônica e recidivante, ou seja, não possui cura e passa por períodos de melhora e piora, apesar do clareamento ser possível com cuidado diário e tratamento.

Alterações hormonais são apontadas como desencadeadoras, sendo comum seu surgimento durante a gestação. 75% das grávidas apresentarão o quadro, sendo que 30% dos casos persistirão após o parto.

Além dos hormômios, o principal vilão relacionado ao surgimento do melasma é o sol. A radiação ultravioleta deve ser objeto de extremo cuidado, com o uso do protetor solar, físico e químico, sendo um dos pilares no tratamento. Microagulhamento/IPCA, peeling químico, laser, drug delivery, clareadores e ácidos de uso diário em casa são outros tratamentos possíveis para clarear o melasma.

Só o dermatologista sabe indicar o melhor tratamento, considerando o tipo de pele e as características do melasma de cada paciente.