Alopécia Areata

Alteração que acomete os cabelos, determinando queda de cabelo, geralmente em uma área determinada, formando uma placa arredondada sem pelo. Essa alteração não promove destruição dos folículos, sendo por este motivo, reversível. Acomete homens e mulheres em todas as faixas etárias. A alopecia areata além dos cabelos, pode promover alteração nas unhas.

Imagem Alopécia Areata

De causa desconhecida, provavelmente multifatorial, com evidentes componentes genético e auto-imune. História familiar positiva e associação com outras doenças auto-imunes, como por exemplo da tireóide e o vitiligo, é relatada. Alguns estudos sugerem que fatores emocionais como o estresse poderiam levar ao seu surgimento.

O diagnóstico é clinico, depois da anamnese e análise do couro cabeludo, juntamente com a realização da tricoscopia. Casos atípicos podem necessitar de biópsia de couro cabeludo e outros exames. Pela associação com outras doenças auto-imunes, é válida a investigação com exames de sangue.

O tratamento vai depender da área atingida, extensão e idade do paciente. Podem ser utilizados corticoides tópicos, corticóide intralesional e medicações sistêmicas.